Skip to main content

O prato da desnutrição e das doenças

As monoculturas restringem as nossas escolhas alimentares e a nossa ingestão de nutrientes. Um exemplo é o milho. Podemos não estar cientes disso, mas ― disfarçados por diferentes sabores e aparências ― comemos muito milho quando consumimos os seguintes produtos: cereais, pães, muffins, panquecas, refrigerantes, manteiga de amendoim, salgadinhos e molhos para salada . Além disso, os alimentos provenientes de monoculturas têm um valor nutricional inferior aos alimentos produzidos de forma agroecológica, visto que são cultivados em solos de baixa qualidade que requerem quantidades significativas de fertilizantes químicos.

O atual sistema alimentar dominante também agrava a má nutrição. Das mais de 6 mil espécies cultivadas para a alimentação, menos de 200 fazem contribuições substanciais para a produção global de alimentos.
O que é ainda pior é que apenas nove espécies de plantas (cana-de-açúcar, milho, arroz, trigo, batata, soja, fruto do óleo de palma, beterraba sacarina e mandioca) respondem por quase dois terços da produção agrícola total do mundo. Essa perda de biodiversidade causada pela monocultura resulta na homogeneização de nossas dietas: comemos alimentos do mesmo pequeno número de produtos básicos, o que reduz drasticamente nossa ingestão de nutrientes.

A monocultura também nos torna mais vulneráveis a zoonoses ou doenças transmitidas dos animais para os humanos, como a atual pandemia de Covid-19. Isso acontece quando as florestas são desmatadas para mais lavouras, fazendo-nos perder plantas nativas, animais selvagens e outras formas de vida que, de outra forma, nos protegeriam de uma série de patogenias que causam zoonoses.
Além disso, o sistema alimentar dominante nos adoece devido à sua forte promoção de alimentos ultraprocessados que são ricos em gordura, açúcar e sal. O consumo de alimentos ultraprocessados desencadeia diferentes formas de desnutrição e doenças não-transmissíveis relacionadas, como a diabetes.

Somos livres para decidir o que comemos?

How can we regain power to be able to take decisions regarding our food systems?