Skip to main content

Esse menu
não é nosso

Falsas soluções para a fome e a subnutrição

A comida é a nossa tábua de salvação, mas estamos bastante desconectados dela. Em vez disso, estamos presos à ilusão de que temos a liberdade de comprar e consumir produtos que supostamente queremos e precisamos, mas sobre os quais pouco sabemos.

Os sistemas alimentares dominantes servem pratos de injustiças

Se alguém lhe perguntasse espontaneamente de onde vem a comida que come diariamente, saberia a resposta? Sabe quem a cultiva e como? Quais são os passos dados e os ingredientes usados para transformar a sua comida em refeições? Como a comida chega aos mercados e lojas antes de finalmente chegar ao seu prato?
É um pouco irónico que, embora as nossas dietas influenciem amplamente a nossa saúde e bem-estar, não sabemos muito sobre os alimentos que colocamos nos nossos corpos.
Embora a maioria de nós possa facilmente tomar decisões sobre as nossas vidas pessoais ― por exemplo, o que queremos vestir, quem são os nossos amigos ou para onde queremos ir ― raramente perdemos tempo para escolher alimentos que possam sustentar e melhorar a nossa saúde e prolongar a nossa vida.
A comida é a nossa tábua de salvação, mas estamos bastante desconectados dela. Em vez disso, estamos presos à ilusão de que temos a liberdade de comprar e consumir produtos que supostamente queremos e precisamos, mas sobre os quais pouco sabemos.
Vamos conhecer um pouco mais sobre o sistema alimentar atual: como funciona, por que funciona daquela maneira e como cria placas de injustiça, ao impulsionar o crescimento económico infinito num planeta de recursos finitos.

Os pratos de injustiças

A nossa visão para a transformação dos sistemas alimentares

Antes de chegar ao nosso prato, os alimentos que comemos agravam a fome, causam doenças, privam e exploram as pessoas e destroem o planeta. Existem maneiras de abandonarmos o sistema alimentar dominante que causa esses problemas? Existem alternativas?

Abaixo, listamos cinco princípios para a transformação dos sistemas alimentares que nos podem orientar sobre como podemos reconectar-nos com a natureza e comer sem devorar o nosso planeta.

1

Em primeiro lugar, a proteção e a regeneração da natureza devem estar no centro dessa mudança nos sistemas alimentares.

A natureza sabe o que é melhor e, portanto, não devemos alterar ou ir contra o seu processo de reabastecimento ou renovação. Uma maneira de fazer isso é por meio da agroecologia. Isso significa que as propriedades rurais deixariam de ser tratadas como meros recursos terrestres, e seriam administradas como um ecossistema ― um corpo vivo que consiste numa comunidade de organismos, plantas e animais a coexistir harmoniosamente com o solo, a água, o sol e o ar.
Os sistemas alimentares ancorados na agroecologia também devem promover a justiça social e a soberania alimentar, ou seja, o direito dos povos de determinar o que comem e como os alimentos devem ser produzidos. Deve também respeitar e defender os direitos dos Povos Indígenas e comunidades camponesas às suas terras, regiões ancestrais, florestas, pastagens, água e territórios costeiros.

2

Em segundo lugar, os sistemas alimentares devem garantir a nossa saúde e bem-estar, e garantir a saúde de nosso planeta como um todo.

Só podemos ser saudáveis se a nossa comida for saudável, e a nossa comida só pode ser saudável se o solo onde ela cresce também for saudável. O solo só pode ser fértil e fornecer nutrientes essenciais às plantas se for biologicamente diverso. Isso significa que o solo deve ser o lar de uma série de espécies e microrganismos e de diferentes tipos de plantações. Alimentos locais diversificados cultivados em solos saudáveis devem ser fortalecidos como base de dietas saudáveis e sustentáveis, compostas de alimentos frescos, preparados em casa e minimamente processados.

3

Terceiro, os modos de produção, emprego e intercâmbio em sistemas alimentares transformados devem estar em conformidade com os direitos humanos.

Todos os trabalhadores do sistema alimentar, camponeses e pequenos produtores devem ter condições de trabalho adequadas. Alimentos cultivados ou produzidos pela exploração e marginalização daqueles que os produzem não podem ser sustentáveis nem saudáveis. Pesticidas e outras substâncias tóxicas usadas em sistemas alimentares devem ser eliminadas gradualmente. Os mercados locais e territoriais devem ser apoiados, bem como as iniciativas comunitárias e solidárias de produção e intercâmbio de alimentos. Trabalhos de cuidado do lar como cozinhar, alimentar, amamentar e cuidar de membros da família e de formas não-humanas (por exemplo, sementes, aves, gado, peixes e flora) devem ser redistribuídos entre mulheres e homens.

4

Quarto, a transformação deve abordar as dimensões da cultura e do conhecimento em torno dos alimentos.

A riqueza do conhecimento tradicional dos Povos Indígenas, produtores e produtoras de alimentos em pequena escala e comunidades locais precisa ser preservada e mantida por meio do diálogo. A democratização do conhecimento deve ocorrer. Isso significa que o conhecimento não deve ser privatizado sob a proteção de direitos de propriedade intelectual. A pesquisa deve ser isenta de conflitos de interesses e baseada na construção coletiva do conhecimento, em vez de colocar o conhecimento científico acima de outras formas de conhecimento. Crianças e jovens devem ser reconectados com a natureza por meio de formas tradicionais de produção de alimentos e da cultura culinária.

5

Quinto, nós ― as pessoas ― devemos estar no comando da transformação dos sistemas alimentares.

O direito humano à alimentação e nutrição adequadas está no centro do governo dos nossos sistemas alimentares. Todas as decisões e ações dos governos nos sistemas alimentares devem ser transparentes. Devem existir mecanismos claros, por meio dos quais os Estados possam ser responsabilizados, e as empresas ou as suas organizações filantrópicas que prejudicam o direito à alimentação e nutrição possam ser responsabilizadas. As políticas públicas devem respeitar, proteger e cumprir os direitos humanos de todas as pessoas nos sistemas alimentares. Não as empresas, mas as pessoas ― especialmente aquelas que alimentam o mundo e mais sofrem com a fome e a desnutrição ― devem estar no centro de todas as decisões públicas.

Convite para ação – 

Convite para ação – 

Convite para ação – 

Convite para ação – 

Convite para ação – 

Convite para ação – 

Vamos unir-nos, organizar e instigar mudanças no sistema alimentar dominante ‘a começar por baixo’.

Isso é possível através:

  • Da participação em ações cívicas coletivas em campanha pelo direito das pessoas à alimentação e nutrição;
  • Da pressão sobre os nossos governos para que protejam os espaços de políticas públicas da influência corporativa para garantir a participação significativa dos pequenos produtores e produtoras de alimentos e outros grupos mais afetados pela fome e desnutrição;
  • Da pressão sobre os nossos governos para que estabeleçam políticas e outras medidas que apoiem e protejam os sistemas alimentares locais que sustentam a natureza, contribuem para a saúde das pessoas e promovem a justiça social;
  • Do apoio às redes de alimentos alternativos, como a agricultura e pesca comunitárias, cooperativas e mercados agrícolas que impulsionam e criam espaços para e a transição para sistemas alimentares sustentáveis e mais justos;
  • Da vinculação do ativismo pelos direitos à alimentação aos movimentos políticos e sociais que reivindicam e trabalham para transformar o atual sistema económico guiado pelo lucro.